quinta-feira, 12 de abril de 2018

Apresentação Dos Reinos


Reino Monera

   Caracterizados por serem autótrofos ou heterótrofos e não possuírem membrana nuclear o Reino Monera é composto por bactérias, arqueobatérias e cianobactérias. São procariontes (que não possuem membrana nuclear, a carioteca, dividindo seu material genético) e unicelulares(um organismo que consiste em apenas uma célula, ao contrario de um organismo pluricelular que consiste em varias células), podem ainda ser aeróbios que precisam de oxigênio para produção de energia ou anaeróbios que não precisam de oxigênio para produção de energia.

Características relacionada à bactéria:

  • Possuem apenas um DNA que formará um cromossomo circular
  • reprodução assexuada por bipartição ou divisão binária, aonde originam-se clones por meio da divisão do cromossomo bacteriano em dois.
  • Um pedaço do DNA da bactéria, o plasmídeo, serve pra trocar com outras bactérias (genes que são resistentes a antibióticos), assim ao passar para outra, esta ira adquirir tal resistência.
  • Possuem mesossomos, estruturas que são responsáveis pelo processo de respiração celular, já que “esses indivíduos” não possuem mitocôndrias para fazer tal tarefa.

   Sua estrutura de locomoção contém cílios e flagelos, os cílios e flagelos servirão tanto para locomoção como formam uma espécie de ponte. Possuem diversas organelas importantes  um exemplo são as fímbrias que são estruturas finas que muitas bactérias gram-negativas apresentam em sua superfície, estão relacionas com a capacidade de adesão. Tem também os ribossomos que atuam realizando a síntese de proteínas.

               

                Pseudomonas aeruginosa

   É uma bactéria gram-negativa, baciliforme e aeróbia, origina-se no solo, porem, pode viver em ambientes hostis. A P. aeruginosa tem sido utilizada para a produção comercial de um biossurfactante glicolipídico, os raminilipídeos.


Reino: Bactéria
Filo: Proteobacteria
Classe: Gammaproteobacteria
Ordem: Pseudomonadales
Família: Pseudomonadaceae
Gênero: Pseudomonas
Espécie: P.aeruginosa

Doenças: Não causa nenhuma doença e sim infecções em aparelhos hospitalares. A  P. aeruginosa geralmente infecta o aparelho respiratório, urinário, queimaduras, e também causa outras infecções sanguíneas,se a infecção ocorrer em áreas vitais ela pode ser fatal.



Usos do reino monera


   As bactérias são usadas como fermentação de pães, na fabricação de queijo e na produção de vinagre. Algumas bactérias tem o poder de auxiliar na criação de remédios e vacinas.



Reino Fungi

   Os fungos são seres eucariontes(apresentam membrana nuclear envolvendo o material genético), Pluricelulares ou unicelulares(são formados por muitas células ou por uma única célula) e podem ser encontrados em diversos tipos de ambiente. Os fungos não possuem clorofila sendo assim Heterótrofos(são organismos que não produzem seu próprio alimento e, por esse motivo, dependem de outros seres vivos para obtê-lo). Os principais representantes do reino Fungi são os cogumelos, os mofos, os bolores, as orelhas-de-pau e as leveduras. Os fungos crescem sobre um substrato que pode ser um pão ou uma fruta podre, um tronco de madeira, ou até mesmo outro fungo.


Características relacionada aos fungos:


  • Os fungos pluricelulares, possuem o talo que é denominado micélio. Este micélio é composto por filamentos.
  • Se reproduzem de forma sexuada ou assexuada, os fungos também podem se reproduzir por esporos.
  • Podem armazenar material reserva, o glicogênio que é comum também para diversos animais.
  • Se desenvolvem, principalmente, em locais com grande presença de material orgânico e umidade. A ausência de luminosidade também facilita o desenvolvimento dos fungos.
   Os fungos são praticamente compostos por um emaranhado de tubos, ramificados e envolvidos por uma parede de quitina(polissacarídeo presente no exoesqueleto dos artrópodes)Esse emaranhado é chamado de micélio e os tubos que o compõem são as hifas. Existem 2 tipos de hifas:
  • Hifas cenocíticas: quando não possuem septos, ficando com os núcleos espalhados pelo citoplasma.

    Resultado de imagem para hifas
  • Hifas septadas: quando há delimitação de compartimentos celulares pelos septos, formando células monocarioticas(com um núcleo) ou dicarióticas (com dois núcleos). Porem, a compartimentação é incompleta porque os septos possuem poros que permite a comunicação entre células vizinhas.


Agaricus bisporus


   É um cogumelo comestivel mundialmente conhecido como champignon. É apreciado por seu uso em dietas e seu valor nutritivo rico em proteínascálcioferrocobrezincovitamina Cfolato e diversos aminoácidos.



Reino: Fungi
Filo: Basidiomycota
Classe: Homobasidiomycetes

Ordem: Agaricales
Família: 
Agaricales
Gênero: Agaricus
Espécie: A. bisporus



Usos do reino fungi

   É usado na fermentação do pão, alimentos, para fazer bebidas alcoólica e na produção do queijo. Também tem casos de certos fungos que agem como antibióticos, e drogas alucinógenas.



Reino Plantae

   É praticamente composto de plantas. São seres pluricelulares e eucariontes, ou seja, que possuem núcleo celular definido. São autótrofos(capazes de produzir seu próprio alimento através de processos como a fotossíntese), apesar de ainda precisarem de nutrientes essenciais presentes no solo, água e luz solar. Os vegetais possuem celulose em sua parede celular, além de cloroplastos e ventrículos no interior das células. Algumas plantas no entanto, não precisam produzir seu próprio alimento, esse ser recebe o nome de parasita, podendo escolher alimentar-se de outro ser vivo.

Características relacionada às plantas:

  • A plantas que não produzem seu próprio alimento são chamadas de parasitas,Elas buscam em outros organismos a energia necessária para sobreviverem.
  • As plantas carnívoras ou insetívoras são um caso curioso do Reino Vegetal.Também realizam a fotossíntese, porem, por habitarem solos pobres em nutrientes, buscam mais alimento por meio da digestão de alguns pequenos animais.Elas complementam sua nutrição por meio da captura de pequenos insetos ou, em  casos mais raros, sapos, ratos, pequenos mamíferos e pássaros.
  • O Reino Vegetal é composto de aproximadamente 400 mil espécies , sendo um dos maiores grupos de seres vivos. Por serem organismos autótrofos, as plantas foram os primeiros seres habitantes do planeta Terra.
  • Utilizando a luz as plantas produzem a glicose, matéria orgânica formada a partir da água e do gás carbônico que obtêm do alimento, liberando e produzindo o gás oxigênio.

  Falando de sua estrutura, basicamente as plantas são formadas pela raiz (fixação e alimentação), caule (sustentação e transporte de nutrientes), folhas (fotossíntese), flores(reprodução) e frutos(proteção das sementes). Existem partes extremamente importante e características nas células vegetais, como por exemplo:

  • Cloroplastos: É onde acontece a fotossíntese, processo responsável pela produção de energia e de substâncias orgânicas. Além disso, os cloroplastos são capazes de sintetizar aminoácidos e lipídeos, que constituem a sua membrana.
  • Vacúolos: Sua função é a de armazenar substâncias que estão relacionadas à nutrição ou excreção, podendo conter enzimas lisossômicas
  • Celulose:  é responsável por dar a rigidez e firmeza às plantas.


Origanum vulgare
   
Origanum vulgare comumente conhecido como orégano é uma erva aromática e durável. São nativas do mediterrâneo e são normalmente usados na culinária e para fazer medicamentos.



Reino: Plantae
Filo: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida

Ordem: Lamiales
Família: Lamiceae
Gênero: Origanum
Espécie: O.Vulgare



Usos do reino plantae

   São usadas como alimento, um exemplo disso é as saladas e temperos que colocamos em nossa comida. Já na medicina é normalmente usado com a criação de remédios. Também é usado em construções de casas, móveis de madeiras, na fabricação de papéis e higiene pessoal.



Reino animalia

O Reino Animalia, também conhecido como Metazoa, engloba organismos multicelulares, eucariontes(possuem em suas células um núcleo individualizado, que tem a finalidade de proteger o DNA) e que apresentam nutrição heterotrófica(não são capazes de produzir seu próprio alimento). Possui dois sub reinos, sendo eles os invertebrados e os vertebrados. A sua reprodução é assexuada e não possuem celulose nem clorofila, porem, possuem órgãos e tecidos.

Tendão

   tendão é uma estrutura fibrosa, grossa e flexível presente em diversas partes do corpo humano. Ele faz parte do músculo estriado sendo constituído de tecido conjuntivo. As principais funções dos tendões é  de conectar os músculos aos ossos auxiliando no equilíbrio do corpo e no desenvolvimento dos movimentos e distribuir as forças nos músculos. Assim, na medida em que puxa o osso de ligação com o músculo, o tendão cria o movimento de forma a transmitir a força da contração para o osso. O tendão também proporciona estabilidade às juntas (encontro entre dois ossos) das articulações do corpo. Existem tendões em quase todas as articulações humanas, desde pescoço, braços, mãos, pés, tornozelos, ombros, cotovelos, etc. Dependendo da localização no corpo, o tendão pode ser: Flexor(Flexão ou contração de alguma parte do corpo, por exemplo,enrolar ou fechar os dedos das mãos e dos pés) ou extensor(extensão ou expansão de alguma parte do corpo, por exemplo, a ação de desapertar o punho ou estender os dedos).

Fígado
   O fígado é a maior glândula do corpo humano e pode executar diversas funções. Encontra-se na região abdominal, do lado direito, logo abaixo do diafragma. Pode pesar até 1,5 kg. É um dos órgãos mais importantes, recebendo cerca de 70% do seu sangue proveniente da veia porta e o restante pela artéria hepática. Os nutrientes absorvidos pelo intestino chegam ao fígado pela via linfática. No fígado são metabolizados e acumulados. As substâncias tóxicas absorvidas são neutralizadas e eliminadas através da bile. O fígado possui atividade endócrina e exócrina. Suas principais funções são:





  • Armazenar e metabolizar vitaminas e glicose
  • desintoxicação de toxinas internas  e externas
  • filtragem
  • converter amônia em ureia
  • Produzir a Bile que é extremamente importante na emulsificação de gorduras
  • Produção de células sanguineas


  • Bexiga

       A bexiga urinária é um órgão do sistema urinário dos seres humanos. Está localizada na cavidade pélvica Nos homens, a bexiga urinária está localizada diretamente na frente do reto. Já nas mulheres, ela está situada abaixo do útero e na frente da vagina. A bexiga urinária possui a importante função de armazenar a urina, gerada pelos rins, até ela ser expelida.A bexiga urinária é um órgão oco e muscular,sendo assim, possui a capacidade de armazenar entre 650 e 800 mililitros de urina. Essa capacidade de armazenamento é menor nas mulheres, pois o útero fica num espaço acima dela. Seu formato depende muito da quantidade de urina que está armazenando. Quando vazia, assemelha-se a um balão de festas sem ar. Quando está cheia de urina, fica com formato parecido com o de um abacate (com a parte maior voltada para cima).


    Peixe ósseo

    Resultado de imagem para peixe osseo   Os peixes ósseos também chamados de osteictes são um grupo bem vasto e diverso de peixes atuais. Estes animais habitam todos os tipos de água, doce, salobra, salgada, quente ou fria. Esta é a classe mais recente do ponto de vista filogenético, e também considerada mais evoluída. Normalmente os peixes ósseos não são maiores que 1 m de comprimento mas existem formas reduzidas e gigantescas. Adaptaram-se a viver em quase todos tipos de condições, como lagos e grandes altitudes, zonas polares, fontes hidrotermais, charcos com elevada salinidade ou pobres em oxigênio, etc. Muitos peixes realizam migrações periódicas, seja de local para local, seja de águas profundas para a superfície, tanto para desovar como para se alimentar.
       Em relação à estrutura As suas características principais incluem um corpo, mais alto que largo e de silhueta oval, o que facilita a deslocação através da água. O esqueleto é formado por ossos verdadeiros, embora algumas espécies possam apresentar ossos cartilagíneos. O esqueleto apresenta 3 partes principais: coluna vertebralcrânio e raios das barbatanasA grande maioria é ovípara com fecundação externa, embora existam espécies com fecundação interna e hermafroditas.  




    Autores:                                                         Orientadores:

    Silva, V. R. D.;                                                Costi, J. A. R..
    Goulart, J. P.;
    Gonçalves, D. M.;
    Severo, G. H. C.;
    Vieira, L. F. O..


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário